[LHC] [SJC HackerClube] Re: Res: [calangohc] Flisol no Brasil

Markos markos at c2o.pro.br
Wed Apr 24 07:57:16 PDT 2019

Oi Mauro e demais colegas das listas,

Concordo com as suas análises sobre a situação da pesquisa em escala
"macro".

Também são pertinentes os comentários dos demais colegas.

Mas eu, geralmente, procuro pensar que existem várias "frentes de
atuação" para lidar com as dificuldades.

Existem as providências que dizem respeito às instituições (grandes ou
pequenas, públicas, privadas ou da sociedade civil).

Iniciativas que só podem ser tomadas por aqueles que estão no comando
dessas instituições.

Mas acredito também no potencial transformador das pequenas (micro, ou
nano) providências que podem envolver um único indivíduo ou pequenos
grupos de voluntários motivados por alguma causa.

Por exemplo, a sua iniciativa voluntário no "Automação no Parque" é um
caso típico de alguém que resolveu "fazer alguma coisa" dentro das suas
possibilidades em prol da Educação.

Acho que devemos valorizar e multiplicar iniciativas como a sua.

No área Ambiental temos outro exemplo que é a Ciência Cidadã
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_cidad%C3%A3) ou Citizen
Science (https://en.wikipedia.org/wiki/Citizen_science)

Um indicador da importância desses movimentos é o relatório Proteção
Ambiental Pertence ao Público
<https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-12/documents/nacept_cs_report_final_508_0.pdf>
(https://www.epa.gov/sites/production/files/2016-12/documents/nacept_cs_report_final_508_0.pdf)
produzido pelo NACEPT
<https://www.epa.gov/faca/nacept-2016-report-environmental-protection-belongs-public-vision-citizen-science-epa>
(
https://www.epa.gov/faca/nacept-2016-report-environmental-protection-belongs-public-vision-citizen-science-epa)
para a EPA sobre o papel da ciência cidadã no monitoramento ambiental.

Os 28 membros do NACEPT (Conselho Consultivo Nacional de Política e
Tecnologia Ambiental) é um conselho consultivo da EPA e representam o
mundo acadêmico, empresas e indústria, organizações não-governamentais e
todos os níveis de governo.

Em 2015 (antes do Trump!), a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos
Estados Unidos) encarregou o NACEPT de elaborar um conjunto de
recomendações a respeito das oportunidades de transformação das
organizações científicas cidadãs e comunitárias com relação ao meio
ambiente.

Neste relatório, a NACEPT elaborou treze recomendações sobre as ações
que a EPA deveria tomar com respeito aos desenvolvimentos tecnológicos e
sociológicos na área da Ciência Cidadã
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_cidad%C3%A3> (Citizen
Science <https://en.wikipedia.org/wiki/Citizen_science> -
https://en.wikipedia.org/wiki/Citizen_science)

Esse relatório recomenda uma maior integração entre a EPA e as
iniciativas de Ciência Cidadã e as iniciativas de desenvolvimento de
capacidades que promovam a missão da agência de proteger o ambiente e a
saúde humana.

Outro relatório que mostra a interface entre o Movimento Hacker e a
Ciência Cidadã é o relatório Low Cost Water Quality Monitoring Needs
Assessment
<http://chesapeakeconservancy.org/images/Low_Cost_Water_Quality_Monitoring_Needs_Assessment_small1.pdf>
(Avaliação de Necessidades de Monitoramento de Baixo Custo da Qualidade
da Água -
http://chesapeakeconservancy.org/images/Low_Cost_Water_Quality_Monitoring_Needs_Assessment_small1.pdf).

Eu costumo dizer que quando não conseguimos ir de carro, vamos de
"bicicleta", ou até mesmo a pé.

Não dá pra ir muito longe, eu sei, mas pelo menos vamos "sair do lugar". :-)

Um Abraço,

Markos