[LHC] encontro de Python na quarta-feira

Eric Lopes contato.eric.lopes at gmail.com
Mon Mar 7 10:50:09 PST 2016


Eu queria ver assincrona tb, mas estou tendo aulas de quartas e quintas, a
noite, ficou impossivel de ir.

Em 13h15 Seg, 07/03/2016, Renne Rocha <renne at rennerocha.com> escreveu:

> Programação assíncrona é algo que gostaria bastante de trabalhar.
> Eu já mexi um pouco com o Twisted mas queria começar a entender melhor
> o asyncio.
> Fazer o computador jogar também é interessante .....
> Se s encontros forem para um desses caminhos, vou fazer o possível
> para conseguir ir para Campinas durante a semana a noite.....
> ---
>   Renne Rocha
>   http://rennerocha.com
>
>
> 2016-03-07 11:59 GMT-03:00 Joao S. O. Bueno <gwidion at gmail.com>:
> > Pessoas - as quartas-feiras temos feito os encontros de Python
> >
> >
> > Nas primeiras semanas foram várias pessoas de fora do LHC - e
> >  a coisa foi meio "aleatória" - tivemos desde gente que não sabia que
> programar
> > até gente que manjava bastante, inclusive de Python.
> >
> > Agora acho que o fator novidade caiu (e também acabaram
> > as férias de quem tá fazendo facul)  -
> >
> > Etão par dar continuidade aos  encontros era legal definir quem vai
> > e  o que vamos ver lá com antecedência.
> >
> > Temos duas ocisas mais ou menos começadas para terminar:
> >
> > Estruturas de dados: temos uma árvore binária começada -
> > um exercício legal seria torna-la auto-balanceante (sei lá se é assim
> que fala)
> >
> >
> > Jogo da velha/quarto  -
> > temos uma implementação de jogo da velha feita no penúltimo encontro -
> o foco
> > foi em criar a interface gráfica com pygame até estar funcional. O jogo é
> > humano vs computador, sendo que o computador joga aleatório.
> >
> > Ai tem algumas frentes para atacar:
> >  -  evoluir o jogo de jogo da velha para "quarto"
> > https://en.wikipedia.org/wiki/Quarto_(board_game)
> > que é realmente legal de jogar
> >
> > - melhorar a apresentação da interface (requisito para
> > o quarto também - você precisa de 16 peças distintas
> > e Retanguls vermelhos vs retangulos azuis não vai colar)
> >
> > - implementar a heurística para o computador realmente jogar
> > "pensando" - (usando árvore de profundidade, e essas coisas -
> > essenegócio seria realemtne algo que nunca fiz).
> >
> > -----------------
> > Além dessas duas coisas temos mais algusn assuntos em potencial para
> > tratar:
> >
> > - Programação assincrona:
> > é algo relativamente novo em Python - poucos entendem bem o
> > que acontece (nem eu entendo) e é meio que "o futuro" da linguagem,
> > inclusive com 4 novas palavras chaves introduzidas no Python 3.5 -
> > podemos começar
> > a explorar isso aí
> >
> > - HPC -
> > Programaçao de alta-performance:
> > como combinar Python com SciPy, NumpY, cython, numba, escambau para
> > tirar proveito de multiplos núcleos/clusters em computação de
> alta-performance.
> > Para ficar mais "realista" em vez de só estudar conceitos que sempre
> > ficam no "quando eu usaria isso", uma coisa legal seria um simulador
> > de particulas de plasma (cada partícula em movimento cria um campo
> > elétrico e um magnético que por sua vez alteram as trajetória de
> > oturas particulas)  - tem uns fenomenos muito legais de "doubl layers"
> > que acontece em plasma real que deve dar pra simular com poucas
> > centenas de particulas (e cuja simulação deve caber numa CPU core).
> > _______________________________________________
> > Lista do LHC <http://lhc.net.br>
> > HSC at listas.tia.mat.br
> > http://listas.tia.mat.br/listinfo.cgi/hsc-tia.mat.br
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