[LHC] Fwd: Re: [calangohc] Inventor da web diz que é preciso regular empresas tecnológicas ...

Jack userjack at riseup.net
Fri Mar 16 05:17:59 PDT 2018

Olá, Markos!

Não só pra vídeos, mas pra todo tipo de arquivos. Além do Netflix,
Amazon (pela loja do Kindle), Spotify, Steam e Sony (Playstation Store)
também usam DRM pra restringir a autonomia dos usuários. Eu acho um
absurdo a pessoa pagar por um serviço ou por algum produto e ter seu uso
restringido. Outro grande problema é que o DRM é inerentemente ligado à
vigilância dos usuários.

Recomendo muito este [1] texto, chamado "O direito de ler". É uma
história sobre um futuro (cada vez menos) distópico onde o DRM impera.
Até hoje foi o melhor exemplo que vi de como o DRM é nocivo à liberdade
e à privacidade dos usuários.

Abraços.

[1] https://tallerlivre.wordpress.com/2014/09/29/stallaman-o-dereito-a-ler/

Em 16-03-2018 06:06, Markos escreveu:
> Oi Luís,
>
> Não conheço o assunto mas dei uma olhada nesse tal DRM e pelo que
> entendi é um sistema de criptografia para controlar o acesso a
> arquivos de vídeo.
>
> Parece que interessa mais a empresas como Netflix e Youtube.
>
> É isso mesmo?
>
> Obrigado,
> Markos

PGP-key fingerprint 06C4A FA93 DAC5 AD6B 1D5C 8E91 51C9 73BC 277F DB15