[LHC] Distancia máxima para ligação de Sensores

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Nov 27 16:43:37 PST 2017

Pessoal, boa noite.

Tenho uma duvida relativamente simples que talvez alguém aqui já tenha
tido essa experiencia e possa ajudar.

Se eu possuo múltiplos sensores (ex: de temperatura e umidade como o
DHT22 ou temperatura como o DS18B20) e quero posicioná-los em diversos
lugares em uma sala ou ate mesmo uma mesma edificação, poderia utilizar
aqueles cabos de alarme com 2 pares e centralizar todos esses sensores
em um único Arduino, Dragonboard, ESP8266, ESP32, etc, qual seria a
distancia máxima teórica de cada cabo ate o respectivo sensor ?

Como a voltagem é baixa, entre 3.3 e 5 volts acredito que a distancia
pode não ser tao longa, mas ha como estimar de alguma forma ou ha algum
parâmetro para isso ?

Obrigado
Fernando