[LHC] [GaroaHC] Re: Sobre ensino voluntário em escola pública de programação (fase 2)

Rodrigo Ferraz Azevedo rodrigoferrazazevedo at gmail.com
Tue Apr 25 18:22:59 PDT 2017

Boa noite,

Há um tempo atrás comecei um projeto parecido e se chamava ProgKids, isto
foi lá por 2013 e cheguei a fazer contato com algumas pessoas que gostariam
de fazer o trabalho voluntário, onde a ideia seria treinarmos voluntários e
professores para ensinarem programação e coisas legais como Arduino, por
exemplo, em escolas públicas, orfanatos e lugares onde seria possível
apresentar oportunidades à pessoas que muitas vezes não podem pagar por
cursos, como o de programação, por exemplo.

Eu venho de família pobre e aprendi a programar em 1990, com 12 anos de
idade, por um parceria entre a minha escola estadual e uma escola de
informática de Salto-SP e esta foi a motivação para o que tentei fazer, ou
seja, apresentar oportunidades a quem geralmente não as tem. A minha filha
em 2013 com 11 anos de idade, mas já estudando em escola particular,
Objetivo, teve aulas de Scratch e isto me animou a estudar mais sobre este
projeto do MIT.

Neste tempo eu consegui contato em Instituto Federal para parceria e
algumas prefeituras, mas a minha total falta de tempo devido mestrado e
minha startup, aliado à falta de interesse de mais pessoas assumirem o
árduo trabalho de coordenação, fez-me "congelar" o projeto e aguardar um
momento mais propício. Recentemente tendo contato bem próximo com
hackerspaces vislumbrei a possibilidade de estes locais de compartilhamento
de conhecimento serem atraídos para fomentar tal iniciativa.

Durante as eleições eu conversei com um virtual secretário do próximo
governo da cidade de Salto-SP e ele me disse que caso o candidato ganhasse
as eleições, o que ocorreu, gostaria de conhecer mais sobre o projeto.

Eu acho sua iniciativa fantástica, Alejandro e, acredito que podemos, junto
com os demais que se interessaram tentar fazer algo e até mesmo trocar
ideias presenciais no LHC ou Garoa com os interessados.

PS.: Quase ia me esquecendo de citar que Audrey, Suzana e Paloma têm um
projeto parecido e conversamos no Arduino Day 2016 do LHC sobre fazermos
algo em conjunto. (As meninas citadas você deve conhecê-las do LHC).

Rodrigo Azevedo

*"Minds are like parachutes; they only function when they are open."* — Sir
Thomas Dewar