[LHC] encontro de Python na quarta-feira

Joao S. O. Bueno gwidion at gmail.com
Mon Mar 7 06:59:05 PST 2016

Pessoas - as quartas-feiras temos feito os encontros de Python

Nas primeiras semanas foram várias pessoas de fora do LHC - e
 a coisa foi meio "aleatória" - tivemos desde gente que não sabia que programar
até gente que manjava bastante, inclusive de Python.

Agora acho que o fator novidade caiu (e também acabaram
as férias de quem tá fazendo facul)  -

Etão par dar continuidade aos  encontros era legal definir quem vai
e  o que vamos ver lá com antecedência.

Temos duas ocisas mais ou menos começadas para terminar:

Estruturas de dados: temos uma árvore binária começada -
um exercício legal seria torna-la auto-balanceante (sei lá se é assim que fala)

Jogo da velha/quarto  -
temos uma implementação de jogo da velha feita no penúltimo encontro -  o foco
foi em criar a interface gráfica com pygame até estar funcional. O jogo é
humano vs computador, sendo que o computador joga aleatório.

Ai tem algumas frentes para atacar:
 -  evoluir o jogo de jogo da velha para "quarto"
https://en.wikipedia.org/wiki/Quarto_(board_game)
que é realmente legal de jogar

- melhorar a apresentação da interface (requisito para
o quarto também - você precisa de 16 peças distintas
e Retanguls vermelhos vs retangulos azuis não vai colar)

- implementar a heurística para o computador realmente jogar
"pensando" - (usando árvore de profundidade, e essas coisas -
essenegócio seria realemtne algo que nunca fiz).

-----------------
Além dessas duas coisas temos mais algusn assuntos em potencial para
tratar:

- Programação assincrona:
é algo relativamente novo em Python - poucos entendem bem o
que acontece (nem eu entendo) e é meio que "o futuro" da linguagem,
inclusive com 4 novas palavras chaves introduzidas no Python 3.5 -
podemos começar
a explorar isso aí

- HPC -
Programaçao de alta-performance:
como combinar Python com SciPy, NumpY, cython, numba, escambau para
tirar proveito de multiplos núcleos/clusters em computação de alta-performance.
Para ficar mais "realista" em vez de só estudar conceitos que sempre
ficam no "quando eu usaria isso", uma coisa legal seria um simulador
de particulas de plasma (cada partícula em movimento cria um campo
elétrico e um magnético que por sua vez alteram as trajetória de
oturas particulas)  - tem uns fenomenos muito legais de "doubl layers"
que acontece em plasma real que deve dar pra simular com poucas
centenas de particulas (e cuja simulação deve caber numa CPU core).