[LHC] Apresentação e Orange Pi PC

Pedro A. M. Vazquez vazquez at g.unicamp.br
Tue Feb 16 05:01:18 PST 2016

Olá
Me inscrevi na lista hoje, lido com software livre desde os anos 90.
Participei do desenvolvimento do g77 (o primeiro fortran da gnu)
testando e cuidando do port para o 386BSD0.1 e depois para o FreeBSD.
Também trabalhei com uma biblioteca gráfica  livre que emulava a Iris
GL e na qual implementei um Z Buffer e Guraud shading em software que
ficaram obsoletos com o surgimento da OpenGL e da Mesa para a qual
contribui por um tempo mantendo o port para o FreeBSD.
Atualmente me interesso por aplicações do Arduino , PIC  e
Orange/Raspberry-Pi em instrumentação.

Com relação ao Orange Pi: eu li um email do Fernando Frediani do dia
10 de janeiro sobre os problemas que ele teve com o Orange Pi PC e
queria relatar as minhas experiências:

1) Eu não usei as distribuições do site orange.org mas o DietPI, uma
distribuição super enxuta, mas competente, do Debian. Funcionou tudo de
primeira, inclusive um adaptador wi-fi USB. (http://dietpi.com)

2) Quando usado de forma intensa o Orange Pi PC esquenta e baixa o
clock por isso eu o coloquei dentro de um cooler de Pentium4  no lugar
do dissipador e minimizei o problema. Por enquanto não cogito colocar
dissipadores diretamente nele.

3) Existe um bug no CLI do octave que em modo idle toma quase 100% de
CPU e faz a temperatura subir bastante, mesmo com a ventoinha da
Intel.

4) O Orange Pi PC exige uma boa fonte de alimentação 5V/2A caso
contrário ele pode se comportar de forma errática se tiver muita coisa
ligada no USB (wi-fi, pen drive, bluetooth, etc) Eu tive um reboot ao
fazer uma transferência grande de dados para um pen drive com a
primeira fonte de 5V/2A que usei.

Era isso,

Abraços a todos

Pedro