[LHC] Apresentação e sugestão de evento de Retrocomputação

Emiliano Fraga efraga at gmail.com
Mon Feb 8 09:35:20 PST 2016

Leandro,

Obrigado pelas respostas. Trago mais um conjunto de pontos relevantes à
organização do evento. Peço atenção e considerações nos pontos abaixo.

*A- Insumos básicos*

*#A1- Água para beber*
Acredito que deve haver bebedouro no LHC.

Porém, para um evento de dois dias, para não faltar água para os presentes
e visitantes, há necessidade de abastecermos o LHC com mais água (galões,
garrafas) e copos descartáveis?

*#A2- Insumos sanitários*
Semelhante à questão acima, há necessidade de abastecermos o LHC com
sabonete, papel higiênico e toalhas de papel para o evento?

Há dois banheiros, podendo separar em Feminino / Masculino?

*#A3- Limpeza*
É necessário uma faxina no local antes e/ou depois do evento?

Normalmente a limpeza é feita em mutirão entre os participantes ou vocês
contratam uma pessoa para fazê-lo?

*#A4- Energia*
Evidentemente o LHC tem pontos de energia elétrica, porém, creio ser
necessário que cada participante traga sua extensão ou filtro de linha
("régua").

Há poucas tomadas por cômodo?

Há tomadas 220V que demandem algum aviso no local?

*B- Refeições*

*#B1- Almoço e lanche*
O LHC fica próximo de restaurantes e lanchonetes?

Os participantes poderão sair para almoçar e fazer um lanche nas
imediações, ou será necessário ir para algum local um pouco mias distante?

Na divulgação do evento é interessante para informar as opções aos
visitantes que quiserem passar o dia no local.

*C- Logística*

*#C1- Mapa do local etc*
Isto é fácil, google maps / waze. Sem problemas.

*#C2- Estacionamentos*
Muitos participantes, principalmente quem virá de máquina irá de veículo
próprio. Há estacionamentos próximos ao LHC que ficam aberto durante todo o
sábado?

Pergunto pois é mais comum estacionamentos que fecham sábado de tarde e
domingo o dia inteiro.

Sendo assim, se for necessário deixarem os veículos nas ruas, há alguma rua
próxima mais indicada?

*D- Trazendo máquinas*

*#D1- Limite de quantidade de máquinas por pessoa*
Creio que o evento será aberto para que participantes possam também trazer
suas máquinas.

Como o espaço é limitado, então podemos estabelecer o* limite de uma
máquina por pessoa*.

Isto permite que mais pessoas também tragam suas máquinas, aumentando a
variedade.

*#D2- Inscrição prévia das máquinas*
Derivado do item #1 acima, para evitar de termos uma situação na qual
existam mais máquinas do que o evento possa suportar, acredito que temos de
utilizar um processo de inscrição da máquina, onde quem for levar sua
máquina informa o que vai levar, se ficará os dois dias ou apenas um.

Assim a organização saberá com antecedência quanto ao total de máquinas e
se o local ainda comporta mais adições ao evento.

*#D3- Identificação das máquinas*
Cada máquina em exposição terá uma folha de identificação. Consideramos
isto obrigatório.

Esta folha será afixada na mesa, próximo à máquina.

Será uma folha A4, impressa em "paisagem" conforme um modelo, com
informações sobre:

   - Modelo da máquina;
   - Fabricante;
   - Ano de fabricação;
   - Primeiro modelo e Ano de fabricação do primeiro modelo (se houver);
   - CPU / Quantidade de bits / MHz;
   - Capacidade de RAM;
   - Meios de armazenamento;
   - Outros processadores e especificações técnicas;
   - Curiosidades / fatos relevantes;
   - QR Code para link da Wikipedia ou site especializado sobre a máquina.

Eu e Alfredo vamos fornecer um modelo de folha de identificação que poderá
ser baixado, preenchido e impresso por que,m

*E- Data do Evento*

Como falamos, um fim de semana será suficiente.

Porém, os dias 5 e 6 de março nos parece um pouco próximos para que, uma
vez divulgado o evento as pessoas se organizem para participar.

Podemos marcar para 2 e 3 de Abril? Desta forma teremos prazo suficiente
para divulgação, organização e os participantes poderão se preparar melhor.

Obrigado e abraços.

Emiliano Vaz Fraga