[LHC] Precious Plastic

Cláudio Sampaio patola at gmail.com
Sun Apr 24 08:46:34 PDT 2016

> Muito boa a idéia!
>
> Caramba, poderíamos trazer a discussão para o LHC, sobre como tornar a
> nossa comunidade mais sustentável.
> O que me dizem ?

​Cara, a idéia é espetacular, mas... Não é nova, muita gente tem tentado, e
apesar de os "big boys" terem um histórico de trabalharem com monopólio dos
meios de produção, nesse caso específico acredito que é uma batalha muito
mais difícil do que parece à primeira vista, muitíssimo mais difícil que
esse vídeo faz parecer. Tem um monte de empecilhos, um monte de problemas
de logística, e a indústria tenta reciclar plásticos há décadas com
máquinas uma ordem de grandeza mais sofisticadas que as que aparecem no
vídeo. Na realidade, praticamente toda reciclagem de plástico que acontece
hoje no mundo não compensa financeiramente (acontece à custa de subsídios)
e gera uma "pegada de carbono" e custos maiores que extrair o plástico em
primeiro lugar.

Por exemplo, o plástico "HDPE" (polietileno de alta densidade, ou PEAD)
mostrado no vídeo é um plástico muito usado para invólucros de bebida e
comida (é o plástico dos garrafões de leite dos EUA), mas a reciclagem
insere impurezas que podem destruir essa propriedade dele de ser seguro​
pra comida, além do que, como a maioria dos termoplásticos derivados de
petróleo, ele tem propriedades gradativamente pioradas cada vez que é
derretido (fica quebradiço, frágil, irregular).

Isso se reflete até no mercado de massa, você já viu alguém vendendo
filamento de HDPE? A princípio deveriam porque ele é derretível nas
temperaturas que nossas impressoras 3D funcionam. Eu tenho um quilo de HDPE
que comprei de um vendedor do mercadolivre que extrusa qualquer plástico
que você queira, segue foto:

​Mas eu poderei fazer com a filamentadora (extrusionbot) quando acabar de
montar

​Claro, um plástico desses na prática pra gerar objetos úteis numa
impressora 3D precisa ter suas camadas suavizadas por um solvente, comprado
com permissão da polícia federal

​E mesmo assim ele é tão difícil de usar na impressora 3D que os vendedores
de filamento não o comercializam (tem boa aderência entre camadas, mas
sofre um warp imenso e não gruda direito na mesa).

O moedor de plástico mostrado no vídeo é muito legal, existe até um projeto
no thingiverse que poderia ser utilizado além das instruções a serem
disponibilizadas no site, que é o compost shredder (bastaria apenas trocar
as engrenagens de plástico por de aço):
http://www.thingiverse.com/thing:356580 - mas o que não é falado é que esse
tipo de moedor desgasta muito facilmente, essas mesmas engrenagens quebram
com facilidade e têm que ser trocadas a cada semana, às vezes menos até.

​No Brasil já temos filamentadora sendo vendida, além do mercadolivre a
3dgraf também tem:
http://3dgraf.com.br/artigos/produtos/materiais/filamentos/item/16-filastruder-kit-2-0

Essas dificuldades do HDPE não são exclusivas dele, de fato o HDPE talvez
seja um dos melhores plásticos pra reciclar. Mas cada qual deles tem as
suas, e muitos dos plásticos que usamos não são termoplásticos, são
termosets, ou seja, só podem ser derretidos uma única vez, não são
reaproveitáveis. E mesmo os que são oferecem empecilhos. Por exemplo, o PET
das garrafas plásticas é amorfo, e quando é derretido cristaliza muito
facilmente, tornando-se quebradiço e se rompendo espontaneamente. Na
reciclagem industrial é usado um choque térmico pra evitar isso mas em
impressoras 3D não dá pra fazer, então pra se fazer filamento de PET usa-se
um processo bem caro que é acrescentar glicol - vira PET Glicol ou PETG,
que esse sim pode ser usado como filamento.​

​O que eu quero dizer com essa mensagem toda descoordenada não é uma
mensagem desencorajadora, por favor, nunca, eu sou mais favorável do que
qualquer um que façamos isso e acho que dá pra perceber pelo material que
tenho acumulado e testado aqui no meu laboratório, ​mas eu quero passar uma
perspectiva realista de que o desafio é gigantesco e pelo menos em alguns
casos, pode até ser factível tecnicamente, mas sem que os custos compensem.

​Existem ainda três outros desafios que são (1) identificar o tipo de
plástico usado em um produto (o que pode ser bem difícil)​, (2) como lidar
com plásticos de tipos misturados (a mistura os torna geralmente impróprios
pra reaproveitamento) e (3) como lidar com os pigmentos adicionados ao
material (tenta-se clareá-lo? purificá-lo quimicamente sairia caríssimo).

​Uma coisa que a gente poderia tentar talvez seria entrar em contato com
pequenas empresas que já tentam o caminho da reciclagem. Uma que eu conheço
aqui no Brasil é a printgreen3d <http://www.printgreen3d.com.br/>. Talvez
terceirizar isso saia mais fácil. ​E com o tempo peguemos informações de
como eles fazem (o Willian Lima da Printgreen3D é muito gente boa e de vez
em quando me manda alguns dos seus filamentos pra testar, até PVC dele já
testei e entupiu meu nozzle 3 vezes, haha).

​O que acham? Desculpem o tom negativo​

--
Cláudio "Patola" Sampaio
MakerLinux Labs - Campinas, SP