[LHC] Ajuda com fsck, nand, minipc e fedora

Alejandro Mesias ale.mesias at gmail.com
Mon Jun 22 03:04:29 PDT 2015

Caros, tem bastante tempo que trabalho com minipc, comecei com Raspberry e
por algumas necessidades do projeto passei a usar o Cubieboard Truck (Ou
cubietruck).

Grande lance dele que o linux vai instalado no disco nand dele, assim não
tem necessidade do uso de cartões de memoria MicroSD.

Fiz a opção de usar Fedora nele, sem X, o mais simples possível. Problema
que notei que o sistema não faz checagem de fsck na inicialização e muitas
vezes o sistema é desligado forçado. Já ouveram 2 cubietruck que travaram o
sistema porque não conseguiam escrever, provavelmente por sistema de
arquivo corrompido.

Então pergunto:
-- Preciso ativar o fsck na inicialização ? ou ext4 é "auto-gerenciável" ?
(se der pau ele corrige na hora).

-- Do que eu chequei, não tem um serviço (daemon) que faça isso prá mim no
fedora, e fazer "touch >> /forcefsck" não funcionou (seria a melhor
solução). E por "fsck.mode=force" como instrução para o kernel no boot não
consegui, que não sei onde se coloca isso sem o grub, no cubieboard é
diferente isso.

Agradeço se puderem me dar alguma dica.

Alejandro Mesias André Nebra Perez
Java/Python/Js/Something else Developer