[LHC] Ajuda com fsck, nand, minipc e fedora

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jun 22 04:50:44 PDT 2015

Bom dia Alejandro,

O que eu costumo fazer sempre que instalo Linux em qualquer tipo de
memória flash é o seguinte:

#Desabilitar journaling no ext4. Com o sistema desligado e o SD Card
montado em outro sistema digite:
tune2fs -O ^has_journal /dev/sda1
#Rodar um fsck
e2fsck -f /dev/sda1 # (pode ser e4fsck no seu)

#Utilizar as seguintes opções de mount para as partições (/etc/fstab):
noatime,nodiratime
#(ex: UUID=b7927cea-c911-6cc3-ad5f-248ab51f817a / ext4
noatime,nodiratime,errors=remount-ro 0   1)

O problema para o Cubieboard acredito que vai ser desligar o journaling
já que não dá pra tirar a memória interna dele que seria o SD Card e
colocar em outro sistema. Talvez tenha alguma maneira de bootar ele com
algum tipo de Linux live pra poder fazer isso.

Espero que ajude.
Fernando