[LHC] Apresentação

Leandro A. F. Pereira leandro at tia.mat.br
Tue Jun 2 06:22:26 PDT 2015

Geraldo,

Tenho um Osciloscópio Analógico Minipa MO-1222 de 20Mhz que gostaria de
> doar. Também componentes diversos, alguns módulos, posso listar e enviar
> depois. Talvez até um gerador de funções e coisas de bancada. Tenho também
> um osciloscópio digital Agilent DSO3062A 60MHz que posso emprestar para os
> projetos do LHC, se quiserem.

Temos dois oscilosópios no LHC (um Trio-Kenwood de 40MHz e um Rigol de
50Mhz esperando minha falta de preguiça para convertê-lo em 100MHz).

Outro dia eu precisei fuçar em 3 sinais ao mesmo tempo (PWM para controle
de 3 motores). Assim como multímetros, nunca se sabe quando vai precisar de
mais de um. Então se não tiver uso para o equipamento, eu acho que não tem
problema nenhum em aceitá-lo como doação ao LHC. No pior dos casos, doamos
para outro hackerspace que estiver começando e precise de um. :)

Gerador de funções é algo que não temos. Tem um gerador de pulsos da
Philips, mas não está funcionando e não sei se compensa arrumá-lo. Eu tenho
alguns XR2206 para fazer um gerador de funções, mas como os poucos sinais
que precisei gerar eram ondas quadradas de baixa frequencia, consegui me
virar com um Arduino mesmo...

> Me inscrevi também para participar e saber mais sobre os projetos que
> desenvolvem.

O hackerspace em si não tem nenhum projeto a não ser ele mesmo. Alguns
membros têm projetos pessoais.

Eu sou computeiro e acabo fazendo mais projetos de software (por exemplo, o
Lwan[1], um servidor HTTP de alto desempenho), mas de vez em quando sujo as
mãos com outros projetos de marcenaria, mecânica (montamos uma fresadora
CNC[2] no começo do ano) ou eletrônica (estou, a passos lentos, recuperando
meu MSX2+ que ficou parado por alguns anos).

Tem mais gente fazendo coisas como montagem de quad-copteros, por exemplo.

[1] http://lwan.ws
[2] Nessa foto panorâmica do laboratório de eletrônica dá pra ver a CNC
próximo da porta: http://i.imgur.com/PAmlI8x.jpg

--
 Leandro