[LHC] Um semáforo de pedestre animado em led

Felipe Ferreira felipevferreira at inventati.org
Sat Jul 18 18:51:16 PDT 2015

Vejo muita campanha de "Conscientização do Transito" que foca o pedestre
como o culpado por acidentes. Lógico, tem essas travessias no meio de
rodovias que vemos bastante na televisão, mas não é a maior parte dos
acidentes.

Você está correto, Aylons, no comportamento esperado do motorista e que
existem pedestres ansiosos, mas passando um período pelo centro da
cidade
é fácil perceber quem são os mais apressados.
As estatísticas dessas campanhas que culpabilizam o pedestre dizem que a
maior parte dos acidentes acontece fora das faixas. Desacredito: Os
fatais,
provavelmente sim, mas vejo semanalmente carros dando "encostadinhas"
(que
fariam um dono de veículo furioso se fosse no carro) em pedestres. Vejo
cotidianamente carros parados rapidamente (raramente com o pisca ligado,
como se isso também tornasse a situação legal) em faixas de pedestre.
Neste último caso, pode ser que o trafego esteja sossegado, mas acabam
ocultando o pedestre para o carro - ainda que lento - que vem ou vira.

Em qualquer caso, o pedestre deve ser priorizado, mesmo que "folgado".
Como que pessoas estão prontas a se agredirem com pequenos incidentes
que danifiquem veículos, mas igualmente prontas para dizer que a culpa
foi do pedestre? O amassadinho, martelinho resolve. Uma perna quebrada
nunca volta 100%.

Percebo que é um cara sensato e não estou dizendo que você acusa os
pedestres. Primeiramente até citou o dever do motorista.
Estou realmente liberando algo que percebo: Todas as campanhas são
feitas contra o pedestre - "Não use fone de ouvido; Sinalize com a mão;
Tenha certeza de ser avistado; Espere o carro diminuir a velocidade;
[...]"
(tudo, lógico, sobre a faixa) - mas não percebem que a cultura de
transporte
anda de ponta cabeça. Não precisamos recorrer a moldes estrangeiros,
apenas pensar com clareza na mobilidade.