[LHC] Resumo do Intel IoT Roadshow de Junho de 2015 em São Paulo

Leandro A. F. Pereira leandro at tia.mat.br
Tue Jul 14 21:32:36 PDT 2015

> Uma das coisas que tenho em mente é uma campainha para o LHC. Pra
> facilitar a instalação, não vai ter fio nenhum. Um push-button momentâneo
> faz um selo (igual o de controle industrial), liga um ESP8266, que associa
> à rede WiFi do LHC, e manda um request pra tocar a campainha; feito isso,
> ele desfaz o selo. Assim duas pilhas AA devem durar um bocado de tempo.

Respondendo à mim mesmo :)

Fui no LHC hoje com o Frediani e fizemos um circuito bem simples com dois
transístores, e montamos numa placa padrão. Ficou bem pequeno, mesmo com o
ESP-01:
    https://i.imgur.com/6Ve4MHP.jpg

E isso tudo cabe numa caixinha dessas de sobrepor, junto com duas pilhas AA
+ suporte:
    https://i.imgur.com/R0EkFeR.jpg

Medimos o consumo do módulo e, de fato, desliga completamente. Pelo menos
até onde o multímetro que tem lá (que mede milésimos de microampéres)
conseguiu medir.

O circuito é esse aqui:
    https://i.imgur.com/LeFe2mY.gif

Mesmo ligado, consome uns 300uA (no firmware padrão, não colocamos o
NodeMCU nele). Se as pilhas não vazarem, isso aí deve durar vários anos.

Quinta feira terminamos isso aí, escrevendo o firmware e fazendo o script
na máquina que vai tocar a campainha (ou outra ESP-01 como access point +
solenóide martelando um sino, para ficar bem tosco). Talvez vamos colocar
um LED de status também. Provavelmente dê tempo até de instalar.
--
 Leandro