<div dir="ltr"><div><div><div>Tenho interesse em continuar o estudo de estrutura de dados (balanceamento);<br></div>- Programação assincrona (não faço idéia do que é, gostaria de aprender);<br></div>- HPC (tenho alguma nocao com NVidia CUDA), já vi sobre a intel e desconheço outros mares...<br><br></div><div>A quarta-feira é uma boa, mas tá difícil conseguir estacionar.<br></div><div>Estacionamentos próximos estão cobrando entre 12 a 15 BRL por até 6 horas.<br><br><br></div></div><div class="gmail_extra"><br><div class="gmail_quote">Em 7 de março de 2016 11:59, Joao S. O. Bueno <span dir="ltr"><<a href="mailto:gwidion@gmail.com" target="_blank">gwidion@gmail.com</a>></span> escreveu:<br><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex">Pessoas - as quartas-feiras temos feito os encontros de Python<br>
<br>
<br>
Nas primeiras semanas foram várias pessoas de fora do LHC - e<br>
 a coisa foi meio "aleatória" - tivemos desde gente que não sabia que programar<br>
até gente que manjava bastante, inclusive de Python.<br>
<br>
Agora acho que o fator novidade caiu (e também acabaram<br>
as férias de quem tá fazendo facul)  -<br>
<br>
Etão par dar continuidade aos  encontros era legal definir quem vai<br>
e  o que vamos ver lá com antecedência.<br>
<br>
Temos duas ocisas mais ou menos começadas para terminar:<br>
<br>
Estruturas de dados: temos uma árvore binária começada -<br>
um exercício legal seria torna-la auto-balanceante (sei lá se é assim que fala)<br>
<br>
<br>
Jogo da velha/quarto  -<br>
temos uma implementação de jogo da velha feita no penúltimo encontro -  o foco<br>
foi em criar a interface gráfica com pygame até estar funcional. O jogo é<br>
humano vs computador, sendo que o computador joga aleatório.<br>
<br>
Ai tem algumas frentes para atacar:<br>
 -  evoluir o jogo de jogo da velha para "quarto"<br>
<a href="https://en.wikipedia.org/wiki/Quarto_(board_game)" rel="noreferrer" target="_blank">https://en.wikipedia.org/wiki/Quarto_(board_game)</a><br>
que é realmente legal de jogar<br>
<br>
- melhorar a apresentação da interface (requisito para<br>
o quarto também - você precisa de 16 peças distintas<br>
e Retanguls vermelhos vs retangulos azuis não vai colar)<br>
<br>
- implementar a heurística para o computador realmente jogar<br>
"pensando" - (usando árvore de profundidade, e essas coisas -<br>
essenegócio seria realemtne algo que nunca fiz).<br>
<br>
-----------------<br>
Além dessas duas coisas temos mais algusn assuntos em potencial para<br>
tratar:<br>
<br>
- Programação assincrona:<br>
é algo relativamente novo em Python - poucos entendem bem o<br>
que acontece (nem eu entendo) e é meio que "o futuro" da linguagem,<br>
inclusive com 4 novas palavras chaves introduzidas no Python 3.5 -<br>
podemos começar<br>
a explorar isso aí<br>
<br>
- HPC -<br>
Programaçao de alta-performance:<br>
como combinar Python com SciPy, NumpY, cython, numba, escambau para<br>
tirar proveito de multiplos núcleos/clusters em computação de alta-performance.<br>
Para ficar mais "realista" em vez de só estudar conceitos que sempre<br>
ficam no "quando eu usaria isso", uma coisa legal seria um simulador<br>
de particulas de plasma (cada partícula em movimento cria um campo<br>
elétrico e um magnético que por sua vez alteram as trajetória de<br>
oturas particulas)  - tem uns fenomenos muito legais de "doubl layers"<br>
que acontece em plasma real que deve dar pra simular com poucas<br>
centenas de particulas (e cuja simulação deve caber numa CPU core).<br>
_______________________________________________<br>
Lista do LHC <<a href="http://lhc.net.br" rel="noreferrer" target="_blank">http://lhc.net.br</a>><br>
<a href="mailto:HSC@listas.tia.mat.br">HSC@listas.tia.mat.br</a><br>
<a href="http://listas.tia.mat.br/listinfo.cgi/hsc-tia.mat.br" rel="noreferrer" target="_blank">http://listas.tia.mat.br/listinfo.cgi/hsc-tia.mat.br</a><br>
</blockquote></div><br></div>