[LHC] [SJC HackerClube] Dica importante para quem está planejando o seu TCC

Markos markos at c2o.pro.br
Fri Mar 1 05:24:55 PST 2019

Oi Mauro,

Achei muito importante o alerta que o experiente Prof. Newton está
fazendo para a galera que curte Eletrônica e Computação.

Achei muito significativa a referência inicial ao trabalho de Teillard
de Chardin.

Depois ele analisa a importância de um olhar mais "multidisciplinar" e
recomenda a união da biologia com eletrônica, química com eletrônica, e
até mesmo (por que não?) filosofia com eletrônica.

Talvez seja o sinal de uma certa "frustração" que o Prof. Newton esteja
sentindo ao ver tantas mentes "talentosas" com grande potencial criativo
mas que se fecham nos seus "quadrados tecnológicos".

E apenas sonham em conseguir um "emprego" em algum banco ou empresa de
Marketing Digital.

E mesmo vale para aqueles com sonhos empreendedores de criarem um
pequena empresa (startup) para fazer parte desse "ecossistema digital",
e algum dia poderem vender a sua empresa para alguma "devoradora
empresarial".

Sem se darem conta que todo esse processo visa exclusivamente se "auto
realimentar" mas sem gerar grandes impactos nas questões fundamentais
que afetam milhões de vidas (que estão fora desse "circuito") tais como:
Água, Alimentos e Energia.

E dessa forma acentuando os vários tipos de "desigualdades" nas sociedades.

Quem tiver curiosidade, procure conhecer melhor as idéias de Teilhard de
Chardin para compreender o alerta do Prof. Newton.

Mas estou preparado para ouvir os mais "fechados" dizerem que o Prof.
Newton está ficando "gagá".

Um Abraço,

Markos