[LHC] Pinos digitais para controle de um servo Futaba no Arduino

Markos markos at c2o.pro.br
Tue Nov 6 07:45:48 PST 2018

Oi,

Estou começando a usar servomotores nos meus projetos.

www.c2o.pro.br/hackaguas/apa.html

Pelo que eu entendi as primeiras versões da biblioteca Servo.h permitiam
o controle de um servomotor apenas pelos pinos digitais 9 e 10.

Mas segundo o livro Arduino Cookbook* (página 264) as versões recentes
permitem o uso de qualquer pino digital para controle de um servo.

Queria encontrar alguma outra referência mais recente para saber
exatamente a partir de qual versão da Servo.h que isso passou a ser
possível.

E além disso como eu descubro a versão que está instalada na IDE que
estou usando (1.8.5)?

Também descobri que o servomotor Futaba
(https://www.kitronik.co.uk/2542-futaba-s3003-servo.html) que comprei
não gira mais do que 120 ⁰

Imagino que não deve ser original.

Será que tem alguma arternativa, via software, de fazer com que ele gire
180⁰ ?

Obrigado,

Markos

*[Arduino Cookbook] Michael Margolis. Copyright © 2011.
978-0-596-80247-9. O'Reilly Media, Inc.. /Arduino Cookbok/.