[LHC] [SJC HackerClube] Os efeitos da greve dos caminhoneiros na poluição e na saúde em São Paulo

Markos markos at c2o.pro.br
Wed May 30 08:43:02 PDT 2018

Pois é. Não dá pra esperar muita "lucidez" de boa parte dessa galera que
"está em cada um dos 3 poderes".

Mas eu me pergunto: qual o poder que essa galera que curte tecnologia
tem nas mãos? Ou na cabeça?

A meu ver existem muitas possibilidades.

Voltando ao tema da "Poluição & Saúde Pública" acho que uma grande
contribuição da galera "Maker, Hacker, Open Source em geral" seria se
envolver com projetos de "empoderamento cidadão" com ferramentas Open
Source para monitoramento ambiental.

Um bom exemplo é o trabalho do Public Lab (https://publiclab.org/)

São ferramentas que permitem "medir" e dessa forma "visualizar" os
impactos ambientais.

As câmeras dos celulares facilitaram a mobilização popular para muitas
questões ao disseminar "imagens" para um grande público.

Mas as modificações na qualidade do ar ou da água, na maioria das vezes,
não são visíveis a olho nu, e muito menos quantificáveis.

O uso de instrumentos Open Source voltados para o monitoramento
ambiental permitiria "tornar visível" e até mesmo "quantificável" essas
alterações na qualidade ambiental.

Isso facilitaria a "sensibilização" de um maior número de pessoas para
os impactos ambientais dos atuais sistemas de produção e consumo de bens
e serviços.

Sem a medição e quantificação ficamos no terreno dos "achismos" e
portanto sujeitos a muitos questionamentos.

Isso é um trabalho de "formiguinha".

Mas muitos grandes transformações começaram com o trabalho de
"formiguinhas".

Isso é apenas um exemplo e não exclui outros tipos de "mobilização".

Um Abraço,
Markos