[LHC] Para além do navegador

Fernando Bonafé bonafe at opapagaiorinoceronte.net
Thu Oct 19 08:20:48 PDT 2017

To conteúdo. Quero salvar, dar parse, gerar uma nova camada de inteligência
a partir desses dados.
Por exemplo, post em rede social, não importa de que rede social, quero ver
tudo junto em um grafo navegável em que eu possa, por exemplo, dividir os
posts por assunto ou, dentro de um assunto, pelas polarização das ideias.

O parse pode ser tanto manual como automático, na verdade imagino algo
híbrido, provavelmente uma camada de IA que aprende conforme eu indico
manualmente o que significa cada elemento de uma página (da próxima vez ele
pode fazer sozinho).

Uma coisa importante é se desvincular a ideia de um servidor central dono
da informação. Eu carreguei a informação, ela é minha (e de quem eu quiser
compartilhar). Então outro requisito que imagino é a replicação desses
dados em algo tipo p2p, de um usuário para o outro conforme uma política de
privacidade definida por eles e entre eles.

Sabe... quero ver uma internet livre dos grandes servidores de informação.
Não tenho certeza que isso seria Fog Computing. Mas parece algo tão
necessário hoje em dia que pensei em perguntar aqui se alguém sabe de algo.