[LHC] Fliperama

Danilo dscabello at gmail.com
Thu Mar 9 17:44:59 PST 2017

Boa Noite

Atualização 09/03/2017

O monitor do fliperama estava com um ruido, então quinta feira passada
retirei a placa para fazer um pente fino novamente.

Troquei alguns capacitores que estavam estufados e refiz algumas soldas.

Hoje montei novamente a placa no fliperama e a mesma apresentou ruido,
resolvi realizar uns testes para verificar o que poderia ser:

1 - Deixei o PC interno desligado, com o monitor ligado externamente
conectei um notebook (foto enviada no Grupo do LHC) tanto o cabo de VGA
como a USB da alimentação do conversor VGA - SEM RUIDO

2 - Mantive a conexão descrita no 1, porem liguei o PC interno, para
verificar uma possível interferência, já que a fonte do PC e o PC estão
relativamente próximas ao tubo - SEM RUIDO

3 - Retirei a USB da alimentação do conversor VGA do notebook e liguei no
PC interno - RUIDO APARECEU

4 - Retirei o cabo VGA do notebook e coloquei no PC interno, e o cabo do
conversor VGA na USB do notebook - RUIDO APARECEU

Possivelmente a fonte do PC está gerando um ruido no terra, e esta afetando
o monitor, da pra perceber, após um tempo o monitor altera a configuração,
isso não foi observado no notebook, acho que quando altera a corrente a
fonte varia a frequência de chaveamento e devido a isso afeta o monitor

Portanto estou deixando a cargo do Grupo definir o que será feito, o
fliperama está funcionando, alguns emuladores não estão 100%, e os
controles estão calibrados, da pra jogar mesmo com o ruído, mas o monitor
pode dar uma alterada de posição ou aparecer um ruido do nada.

*Vou pedir a gentileza para não alterarem a os potenciômetros do fliperama,
pois é inútil, pelo menos até resolver o problema do ruido.*

Não acho correto tentar ligar o terra da fonte no terra do monitor, acho
meio "perigoso", mas se alguém quiser fazer por conta e risco fica a
vontade.....

Podemos colocar uma raspberry no fliperama, substituindo o PC, ficará
menor, e podemos ligar diretamente os controles nos GPIOs dela, solução
mais elegante da atual. porem teremos que arrumar um conversor HDMI pra
VGA, Cabos não funcionam, tem que ser um conversor ativo.

Bom tentei explicar o melhor possível, e estou aguardando sugestões.

E o principal, *O TUBO ESTÁ CARREGADO*, favor tomar cuidado, deixei o
fliperama no mesmo lugar, encostado na parede.

Danilo