[LHC] Petição Pública - Ministros do MCTIC e MS, Salvem o ProMED [CTI].

Paulo Henrique Junqueira Amorim paulojamorim at gmail.com
Fri Nov 25 14:34:39 PST 2016

Oi Thiago,

O que acontece é que esse vídeo não foi produzido para a petição em
especifico, uma produtora produziu apenas para divulgar o projeto e por
algum motivo quem criou a petição colocou.

Eu trabalho desde 2007 nesse projeto, mais especificamente no
desenvolvimento do software livre InVesalius: http://www.cti.
gov.br/invesalius/  <http://www.cti.gov.br/invesalius/>que faz parte do
projeto Promed e afirmo que existe pesquisa. É só ver o currículo lattes do
Jorge: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780120Y0

Esse projeto de pesquisa do vídeo https://www.youtube.com/watch?
v=jLfx0mvLbyM que foi divulgado em todo o mundo, além de melhorar a vida do
garoto, fazer o SUS economizar em mais algumas cirurgias, rendeu uma
patente por esse design de prótese além de publicações na área médica. Hoje
soma mais de 3 mil casos feitos para o SUS.

Essa tecnologia de impressão 3D a industria já possuí e já existe empresas
que fazem impressão para área médica, algumas inclusive se espelharam nesse
projeto. Essas empresas fazem para particulares e o CTI para o SUS via
projeto.

Para se ter uma ideia o último equipamento de impressão em titânio com
material biocompatível custou cerca de 1 milhão de euros, sim, essa cifra.
Fora as duas impressoras por processo SLS (cada uma em torno de 500 mil
dólares) e as outras mais "baratas" como Object Polyjet, Stratasys FDM.

Esse dinheiro seria para manter o projeto funcionando por mais 2 anos com o
pagamento de funcionários da fundação, compra de material e manutenção de
equipamentos.

Eu pergunto, como cidadão Brasileiro que paga impostos e não mais como uma
pessoa que faz parte do projeto, faz sentido ter todo esse investimento em
equipamentos, pessoas para ser abandonado? virar sucata?

Eu particularmente tinha uma visão ruim de coisas públicas mas depois que
eu conheci esse projeto em 2007, fez eu ver que existem coisas boas na
esfera pública.

Abraço,
Paulo Amorim