[LHC] Ajuda jurídica pra formar Hackerspace.

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue May 3 10:22:34 PDT 2016

Boa tarde Emerson.
Como dito pelo Leandro, também estamos providenciando a criação da pessoa
jurídica do LHC. Estou escrevendo o Estatuto para discussão entre os sócios
e posterior registro em cartório.
Essa discussão entre os sócios é o mais importante para definir a "cara" do
hackerspace e o que a maioria deseja para o futuro.

Além disso vocês vão precisar após o registro de um contador que é algo
ainda estamos a procura com algumas opções em vista. Não é todo contador
que faz ou sabe fazer contabilidade de Associação e que também não cobre um
valor tão fora da realidade de receita que a maioria dos Hackerspaces
possuem. Mesmo que encontrem alguém que faça por um valor razoável é um
custo que não existe hoje.
Outro custo recorrente é a abertura de uma conta bancaria Pessoal Jurídica
que pode girar desde cerca de R$30 a R$ 50 pelo que pude encontrar.

Sugiro começarem a fazer esse discussão internamente e formatar o que voces
desejam para o ABC Makerspace e posteriormente nós podemos ajudar com
eventuais dúvidas burocraticas que surgirem.

Abraços
Fernando Frediani