[LHC] Encontro Python LHC

Joao S. O. Bueno gwidion at gmail.com
Tue Mar 22 13:19:07 PDT 2016

Pessoas -

amanhã então prosseguimos com as atividades de Python

O Higgs Renne falou que talvez apareça -se for acaso, aproveitamos
para estudar async (+asyncio);

À parte disso, além das opções de brincadeira em pauta de sempre
(árvore, jgoo da velha) - me lmebrei de um projeto que estou meio que
'devendo para o mundo'- que não é tão dificil, e que se fosse startado
dentro desse grupo do LHC talvez pudesse ter uma continiuidade melhor
do quie tanta coisa que já comecei e parei quando chega à 200ª linha
de código:

Um gerenciador de recursos para o GIMP.

Seguinte - o GIMP como programa de pintura tem vários recursos
(resources) que precisa pra funcionar legal  -e na versão 2.8 tem até
um esquema de Tags - eles ficam em pastas do usuário, e etc... mas não
há nenhum facilitador para baixar coisas novas da internet e já
organizar nessas pastas (mesmo um organizador dos recursos locais já
seria legal)  -

Mais ainda - na code-base do GIMP 2.9, limparam um monte de plug-ins
clássicos do GIMP como sendo "meio de brinquedo" - e não há nenhuma
forma fácil(*) de instalar esses plug-ins de volta - por isso, um tal
gerenciador funcionaria tambem como uma "App store" - -na verdad ea
flata dessa funcionalidade é praticamente um blocker para uma nova
versão estável do GIMP, e tanto quanto eu saiba, não tem ninguém
fazendo

A idéia é ter um aplicativo desktop local em Python + GTK que organize
os recursos e funcione como um plug-in do GIMP  - _e_ uma app-store
com API (sugiro Flask) para pegar recursos das internerds  - esse
aplicativo WEB poderia ser evoluido depois para ter outros "backends"
de recursos - seria bem legal poder baixar coisas de openclipart.org
direto dos menus do GIMP -

Então  - esse aí seria um projeto de S.L. de médio porte, de _alto_
impacto -(o GIMP tem na casa de milhões de usuários ao redor do mundo)
- e algoque dá para começar a fazer nessas oficinas.

De qualquer forma, amanhã o indicativo é falar sobre AsyncIO

(*) (e a forma não fácil é baixar um branch do GIMP/git que ainda
tenha o plug-in e compilar o plug-in separado do GIMP para instala-lo
na versão recente - é bem dificil mesmo)