[LHC] encontro de Python na quarta-feira

Joao S. O. Bueno gwidion at gmail.com
Wed Mar 9 11:05:29 PST 2016


Bom então - vou estar lá -

pela votação até agora, vamos para async então  --
(nao se preocupem os itneressados que não puderem ir hoje -
é dauqelas coisa squ e tem que ficar batendo a cabeça muitas vezes até
entender, então teremos que voltar nele).




2016-03-08 18:12 GMT-03:00 Dica Nerd <dicanerd at gmail.com>:
> Tenho interesse em continuar o estudo de estrutura de dados (balanceamento);
> - Programação assincrona (não faço idéia do que é, gostaria de aprender);
> - HPC (tenho alguma nocao com NVidia CUDA), já vi sobre a intel e desconheço
> outros mares...
>
> A quarta-feira é uma boa, mas tá difícil conseguir estacionar.
> Estacionamentos próximos estão cobrando entre 12 a 15 BRL por até 6 horas.
>
>
>
> Em 7 de março de 2016 11:59, Joao S. O. Bueno <gwidion at gmail.com> escreveu:
>>
>> Pessoas - as quartas-feiras temos feito os encontros de Python
>>
>>
>> Nas primeiras semanas foram várias pessoas de fora do LHC - e
>>  a coisa foi meio "aleatória" - tivemos desde gente que não sabia que
>> programar
>> até gente que manjava bastante, inclusive de Python.
>>
>> Agora acho que o fator novidade caiu (e também acabaram
>> as férias de quem tá fazendo facul)  -
>>
>> Etão par dar continuidade aos  encontros era legal definir quem vai
>> e  o que vamos ver lá com antecedência.
>>
>> Temos duas ocisas mais ou menos começadas para terminar:
>>
>> Estruturas de dados: temos uma árvore binária começada -
>> um exercício legal seria torna-la auto-balanceante (sei lá se é assim que
>> fala)
>>
>>
>> Jogo da velha/quarto  -
>> temos uma implementação de jogo da velha feita no penúltimo encontro -  o
>> foco
>> foi em criar a interface gráfica com pygame até estar funcional. O jogo é
>> humano vs computador, sendo que o computador joga aleatório.
>>
>> Ai tem algumas frentes para atacar:
>>  -  evoluir o jogo de jogo da velha para "quarto"
>> https://en.wikipedia.org/wiki/Quarto_(board_game)
>> que é realmente legal de jogar
>>
>> - melhorar a apresentação da interface (requisito para
>> o quarto também - você precisa de 16 peças distintas
>> e Retanguls vermelhos vs retangulos azuis não vai colar)
>>
>> - implementar a heurística para o computador realmente jogar
>> "pensando" - (usando árvore de profundidade, e essas coisas -
>> essenegócio seria realemtne algo que nunca fiz).
>>
>> -----------------
>> Além dessas duas coisas temos mais algusn assuntos em potencial para
>> tratar:
>>
>> - Programação assincrona:
>> é algo relativamente novo em Python - poucos entendem bem o
>> que acontece (nem eu entendo) e é meio que "o futuro" da linguagem,
>> inclusive com 4 novas palavras chaves introduzidas no Python 3.5 -
>> podemos começar
>> a explorar isso aí
>>
>> - HPC -
>> Programaçao de alta-performance:
>> como combinar Python com SciPy, NumpY, cython, numba, escambau para
>> tirar proveito de multiplos núcleos/clusters em computação de
>> alta-performance.
>> Para ficar mais "realista" em vez de só estudar conceitos que sempre
>> ficam no "quando eu usaria isso", uma coisa legal seria um simulador
>> de particulas de plasma (cada partícula em movimento cria um campo
>> elétrico e um magnético que por sua vez alteram as trajetória de
>> oturas particulas)  - tem uns fenomenos muito legais de "doubl layers"
>> que acontece em plasma real que deve dar pra simular com poucas
>> centenas de particulas (e cuja simulação deve caber numa CPU core).
>> _______________________________________________
>> Lista do LHC <http://lhc.net.br>
>> HSC at listas.tia.mat.br
>> http://listas.tia.mat.br/listinfo.cgi/hsc-tia.mat.br
>
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