[LHC] Balão de Comunicações

Edson Luis Gonçalez edson.goncalez at gmail.com
Mon Sep 21 13:23:01 PDT 2015

O pessoal não anima prestar exame pra conseguir a licença e brincar de
verdade ?

Há dezenas de atividades que podem ser desenvolvidas com o rádio.

Infelizmente, mas na maioria das vezes além de ser confundido com PX
(faixa cidadão, caminhoneiros, etc.) as pessoas acham que no
radioamadorismo a pessoa só usa pra voz. Há uma quantidade enorme de
modos e operações que podem ser manipuladas via rádio. O contato via
satélites e com os radioamadores da ISS (Estação Espacial Internacional)
é uma delas.

Brasileiro fazendo contato com a ISS:
https://www.youtube.com/watch?v=qJurYwde-ls

https://www.youtube.com/watch?v=6QocWeNQrS4

Passar no exame (40 questões de múltipla escolha com necessidae de 50%
de acerto) é mais fácil do que roubar doce de criança, e abre uma
quantidade enorme de horizontes. Particularmente eu não consigo enxergar
um hackerspace sem a participação de pelo menos um radioamador :D

Acho que já tinhamos falado sobre isso quando visitei pela primeira vez
o LHC (visita única até hoje), mas caso mais alguém se interesse,
podemos pegar uma manhã de sábado para uma simples apresentação e ver se
alguém anima. Também posso ajudar no estudo para a prova.

Se a ideia é soltar um balão com um transmissor, será preciso receber e
decodificar esses dados, então o uso do rádio será prioritário. Eu tenho
um rádio (Dual Band) de VHF 144 a 148 Mhz e UHF 430 a 440 Mhz que posso
ceder ao LHC durante todo o tempo que durar o projeto. Infelizmente a
transmissão está queimada, mas em terra (estação receptora) ela não será
necessária.

Curiosidade: Nosso amigo Steve Wozniak é radioamador :) e aos 10 anos
montou seu próprio transceptor.

Att
Edson