[LHC] OT: Desenvolvimento Mobile Multiplataforma

Ricardo Panaggio panaggio at panaggio.net
Thu May 14 08:54:25 PDT 2015

Eu meio que vivo disso, então vou tentar dar uma mão.

On 05/12/2015 02:31 PM, Edson Luis Gonçalez wrote:
> A título de informação, alguém sabe me informar se existe alguma IDE pra
> desenvolvimento mobile com opções de builds nas principais plataformas
> do mercado (iOS, Android, Windows e Blackberry) ?

Antes de mais nada, IDE não parece a coisa que resolve seu problema. O
que você quer é uma plataforma ou biblioteca. Que talvez integre com sua
IDE favorita.

Bem, tem uma porrada de plataformas e bibliotecas. A maior parte foi
citada aqui.

Todas tem vantagens e desvantagens, com suporte total ou parcial a essas
e outras plataformas móveis. Pra te dar uma solução real, você precisa
apresentar suas restrições. O "guia de qual plataforma de
desenvolvimento móvel/biblioteca usar em qualquer situação" ainda não
existe, porque seria longo demais e sempre incompleto na nossa situação
atual, infelizmente. Ainda não existe uma ferramenta que seja tão boa
que deixe todo o resto no chinelo, também infelizmente.

Se estiver afim de listar algumas das suas restrições e ensejos, posso
tentar ajudar mais, sugerindo alguma ferramenta mais útil. Dando um
chute no escuro, pode ser que eu te diga pra ir pra um lado, quando na
verdade você deveria ir para o oposto.

> Se não houver remédio, o jeito vai ser desenvolver no modelo
> tradicional, começando por Android, pelo menos para validar o projeto.

A não ser que você tenha muito dinheiro para queimar e um time grande,
provavelmente não é uma opção, se for para pingar de plataforma em
plataforma. Se não for para pipocar, apenas fazer nativo pra Android
como primeira opção, IMNSHO não é a melhor coisa a fazer. Android
definitivamente não é a melhor opção de plataforma inicial, a não ser,
claro, que você ou o time já tenha experiência com Android. De novo, a
melhor opção depende do time e das restrições.

Eu arriscaria dizer que algo que usa web como base é uma melhor opção.
Com ressalvas.

Como exemplo pra justificar isso, atualmente estou desenvolvendo um
protótipo apenas com software livre (entre outras vantagens, não custou
nada pro cliente tirando o desenvolvimento) para um cliente que usa SAP
como backend, e que tem usuários com iOS e Androids antigos e novos, em
vários form factors. E a melhor solução que encontramos foi fazer o
aplicativo todo web. Futuramente, se eles realmente verem necessidade,
vamos empacotar o aplicativo com Cordova. Por enquanto, algo web
instalável e que funciona offline resolve totalmente o problema. Os
usuários não percebem que a coisa instalada é web, já que tem um ícone
de aplicativo na tela inicial e que o aplicativo funciona offline. Mas,
vale dizer, isso só foi possível porque na lista de requisitos não
apareceu nada que dependesse de alguma plataforma que gerasse
aplicativos nativos.

--
Ricardo Panaggio