[LHC] Impressão de peças de reposição

Cláudio Sampaio patola at gmail.com
Mon Jun 8 05:54:34 PDT 2015

> Malz, fiquei um tempo longe do PC.
>
> Peça de reposição foi o nome que eu dei à peça que eu preciso repor na
> minha impressora, visto que eu danifiquei a original kkk
>
> Segue o STL dela... acho q um preenchimento de 50% é suficiente. Você
> consegue fazer ela?

Opa, é uma peça pequena, se precisar eu faço de graça mesmo como de vez em
quando faço pro pessoal do LHC. Como eu não sou um membro muito ativo, é
meu pequeno grão de areia que posso dar pra contribuir.

Mas eu já queria adiantar algo sobre a impressão dessa peça; "50% ser
suficiente" me parece sugerir que geralmente uma peça se faria com mais de
50% de preenchimento. Em impressão 3D de plástico, exagerar no
preenchimento é franco desperdício. A impressão média que uso nas peças é
de 20%, e quando quero uma mais robusta subo no máximo pra 30 ou 40% (o meu
próprio extrusor eu fiz com 25%). O ar aprisionado dentro da peça também
contribui para sua resistência! Abaixo de 40% em especial o efeito do warp
já começa a se sentir bastante no ABS e uma peça como a sua com 50% de
preenchimento - além de gastar excesso de material e ficar pesada, o que é
ruim para um extrusor - vai inevitavelmente apresentar warp nas bordas.
Então eu recomendaria paredes grossas (entre 1 e 1,2mm) e 20 ou 25% de
preenchimento para esta peça específica.

Adiantando também, vi que o Leandro se ofereceu para imprimir em PLA.
Infelizmente não acho que daria certo pois esta peça que você quer imprimir
tem um grande problema para PLA: ela ficará em contato com peças quentes,
como o motor. Como o tg do PLA começa em 65°C, qualquer coisa acima disso
fará a peça colapsar. Então você *precisa* usar ABS ou um outro plástico
mais resistente ao calor. Existe um segundo problema menor que é essa peça
ser feita com suportes incorporados ao design e sem camada de interface, e
esse tipo de suporte imprime muito mal com PLA e deixa muitos resíduos;
essa peça tem isso justamente na parte que abriga um rolamento.

É isso. Me deixe informado então se vai usar da impressão do LHC ou a
minha. Eu estou terminando meu galpão de impressão essa semana e estou
basicamente com todas as minhas impressoras 3D paradas no momento, mas acho
que até o final de semana já retomo a imprimir.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa