[LHC] Acessórios para quadcóptero com cano PVC

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Apr 21 16:36:19 PDT 2015

Pesquisando no site da ANATEL parece que pode . Essa freqüência
inclusive é permitida no Brasil para vários outros usos como por exemplo
Microfones sem fio.
A parte que interessa está no Artigo 54 da Resolução 506/2008 da ANATEL.
De acordo com a tabela XX parece que a potencia máxima é 0.75 W, mas é
só pra telecomando. E tem outro porém, quanto menor a freqüência (em
teoria) maior tem que ser o tamanho da antena.

A respeito da freqüência na faixa dos 433 Mhz 'parece' que até poderia,
mas tem um porém. O Limite de potencia é bem baixo, cerca de 10mW o que
na prática dá mais ou menos a mesma distancia do 2.4 Ghz.

Nao tenho conhecimento a fundo a respeito de freqüências para
Telecomando, mas sendo a frequencia na faixa dos 902-928 Mhz é meio que
uma freqüência 'coringa' aonde além do telecomando da pra transmitir
algum dado de maneira limitada e é capaz de transpor obstáculos com mais
facilidade. Precisava achar alguém que utilize essa freqüência e contar
como ela se compara ao 2.4 Ghz. Além disso em sites como dx.com e outros
tem uns módulos pra Arduino relativamente baratos que operam nessa
freqüência.

Se alguém tiver mais informações a respeito e puder compartilhar.
Abraços.

Fernando